Olá!!! Este blog foi criado pela aluna Valentina do 8ºC da escola E.B 2,3 de Eiriz acompanhada pelo Professor Francisco Ferreira, para informar as pessoas que "FAST FOOD" não é saudável, so contribui para a obsidade / doenças...

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Segunda-feira, 05 de Outubro de 2009

                                       

 

 VANTAGENS

  • Batatas-Fritas - É o acompanhamento mais comum. Elas não fazem mal porque pertencem a um grupo cujos carboidratos devem ser consumidos diariamente e fornecem energia aproveitável pelo organismo. São ricas em potássio, um mineral que faz bem para os que retêm líquidos ou têm problemas renais, e em vitamina C, um potente antioxidante.

 

  • Hambúrguer - Podem ser saudáveis porque seu principal componente, a proteína da carne de vaca, é proteína de alta qualidade biológica, rica em ferro e vitamina B12. É boa para combater a anemia e recomendada para pessoas com problemas digestivos, já que é bem digerida. Se o hambúrguer é feito com carne de peru ou frango, mais magras, podem ser consumidos por pessoas com problemas de colesterol. O pão garante a quantidade de carboidrato que é preciso consumir diariamente, e as sementes de gergelim são muito ricas em cálcio. É um alimento barato e transportável, que fornece energia em casos de maior desgaste físico e mental.

 

  • Piza - É um prato equilibrado. Quando nos ingredientes,  incluem frutas, pescados, carnes, derivados lácteos e hortaliças, forem bem selecionados e considerando o azeite e o cereal de sua massa, temos um prato equilibrado, cujas calorias e nutrientes não precisam ser complementadas. É fácil de preparar e de transportar.

 

  • Cachorro-Quente - Consumidos esporadicamente, quando se tem pressa, para substituir uma refeição ou satisfazer o paladar, não fazem mal, e suas proteínas contêm bons aminoácidos. Seu perfil nutricional melhora se consumidos com purê de batatas, cebolas... Seus componentes são muito macios e fáceis de mastigar, por isso é uma comida boa para pessoas com problemas nos dentes ou gengivas. A salsicha é rica em proteínas, assim como em ferro e vitamina B12. Se for recheada com queijo, também fornece cálcio.

DESVANTAGENS

 

     Geralmente os ingredientes e acompanhamentos dos lanches deste tipo de alimentação são muito calóricos, ricos em gorduras e colesterol, que se consumidos em excesso podem elevar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Dessa forma você fica mais susceptível a ter doenças do coração, entre outras.

     Há grande quantidade de sódio nesses alimentos. O excesso de sódio não é nada saudável, pois o sódio em excesso pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar os rins.

Além dos prejuízos ligados à alimentação, não podemos esquecer que muitas vezes você come estes lanches trabalhando, dirigindo, com pressa e acaba por engolir a comida, ou seja, a mastigação fica prejudicada. E isso influencia directamente na digestão.

     O excesso de calorias dos alimentos de fast food contribui para a obesidade, já que um lanche ou um pedaço de pizza fornecem 400, 500 kcal. Em certas sanduíches é possível ter cerca de 800 kcal. Mais as batatas-fritas, refrigerantes e gelados, dá um total de calorias que muitas vezes é a quantidade adequada a ser ingerida num dia todo.

 

 

publicado por fast food às 08:59